Projeto Rede de Leitura

unnamed-2

Projeto de Leitura Virtual

Titulo : REDE DE LEITURA

 

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. ” – Mario Quintana

A possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e desenvolver sistematicamente o processo de escolarização. Desta forma, a criança e o jovem quando lê, imagina situações, tem a oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque a leitura permite a eles o uso da fantasia, da imaginação, que são ferramentas predominantes no desenvolvimento cognitivo. Como afirma os autores Rangel e Rojo:

Há um componente social no ato de ler. Lemos para nos conectarmos ao outro que escreveu o texto, para saber o que ele quis dizer, o que quis significar. Mas lemos também para responder às nossas perguntas, aos nossos objetivos. (RANGEL & ROJO, 2010. p. 87)

O colégio Impacto levando em consideração a qualidade de ensino que almejamos oferecer e levando em conta a necessidade e a importância da leitura, pensamos em um projeto que proporcione o estimulo a leitura nesse momento de isolamento social. Tendo consciência que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler, com o uso excessivo de celulares, computadores, videogames, TV e, principalmente, a falta de incentivo tem levado os nossos alunos a perderem o interesse pela leitura.

Diante deste cenário que vivenciamos, a intenção desse projeto é estimular os alunos no hábito da leitura, por consequência desenvolver habilidades como interpretação e produção de textos, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos alunos, numa visão crítica dos assuntos adquiridos dentro e fora da sala de aula.

 

Educação Infantil

Professores mediadores – Professoras de cada grupo respectivo

Gênero – Literatura Infantil

Ações –

  1. Videoaula com contação de histórias pelas professoras
  2. Dicas de livros e histórias gravados pelas crianças falando do livro que ela escolheu incentivando a leitura.
  3. Leitura coletiva de um livro escolhido pela turma na aula virtual e posteriormente que cada criança faça uma ilustração da passagem que achou mais interessante.
  4. Criação de um blog de cada turma, colocando as produções do trabalho de leitura.
  5. Compartilhar vídeo de autores infantis.
  6. A cada dia da aula online o professor vai sortear uma criança que queira participar e contar a história do livro que ele escolheu junto com sua família. Pode usar da criatividade e apresentar a história como desejar, usando fantoche, caracterização, cantando, etc…
  7. Divulgar no Instagram semanalmente 3 títulos de livros infantis.

Compartilhar os sites disponíveis com livros digitais gratuitos para as famílias

SITE DE REFERÊNCIA: https://cangurunews.com.br/livros-digitais/

INDICAR UMA SUGESTÃO DO SITE https://www.euleioparaumacrianca.com.br/

AVALIAÇÃO – Não tem

 

 

ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º ano ao 5º ano

Será mediado pelas Professoras das turmas através de diversos gêneros da literatura infantil, como: fábulas, contos, contos de fadas e tantos outros.

Ações:

  1. As professoras farão indicação de livros literários que estarão disponíveis na plataforma Plurall ou em site indicado.
  2. A indicação também pode ser de uma atividade cultura ou contação de história.
  3. Criar uma contaminação do bem: espalhar esses momentos de leitura pela rede, através de um dos formatos:

– vídeos: mostrando e comentando um livro que leu (indicando para outras crianças); apresentando um momento de leitura em família; realizando uma contação de histórias; apresentando o livro de forma criativa.

– fotos: apresentando o livro com breve descrição ou o momento de leitura familiar.

– Vídeos e fotos devem ser postados no Instagram marcando o colégio Impacto para que possamos fazer a repostagem.

Neste momento de isolamento social interagir e espalhar bons vírus é muito importante, estar bem e manter um convívio harmonioso é valioso e a leitura pode ser um grande aliado. Então vamos espalhar esses momentos pela rede. Contamine e inspire alguém através da leitura!

  1. A cada dia da aula marcada para ciranda online o professor vai sortear uma criança que queira participar e contar a história do livro que ele escolheu junto com sua família ou sozinho. Pode usar da criatividade e apresentar a história como desejar, usando fantoche, caracterização, cantando, etc… O sorteio deve ser uma semana antes, para a criança se preparar.

AVALIAÇÃO –esta proposta não será pontuada.

 

 

Ensino Fundamental II – 6º ano ao 9º ano

 

6º e 7º – Professoras mediadoras: Camila Mello (Língua Portuguesa) e Daniela Araújo (redação);

8º e 9º – Professoras mediadoras: Daniela Araújo (Redação) Marta Sarmento (Língua Portuguesa);

Gênero: livros infanto-juvenis.

Ações –

  1. Apresentação do Projeto para os alunos usando vídeos com a importância da leitura na vida das pessoas;
  2. O aluno deverá escolher um livro do seu acervo pessoal, sob supervisão e aprovação dos pais e responsáveis. Apresentar o livro no dia marcado pelo professor (na aula remota);
  3. Os livros devem ser de literatura infanto-juvenil, isto é, que sejam apropriados para a idade dos alunos;
  4. As professoras de Língua Portuguesa supervisionarão os livros escolhidos de suas respectivas turmas;
  5. A leitura do livro se dará ao longo do mês. O próprio aluno escolherá o ritmo de sua leitura, porém a cada semana, nas aulas de quinta ou sexta-feira (a depender da organização programática das professoras), serão escolhidos 4 alunos. Eles deverão apresentar de forma resumida o que leram ao longo da semana e essa apresentação deverá ser criativa, por exemplo, pode ser uma apresentação com fantoches de meia, ou com desenhos, powerpoint, template, vídeo do tiktok, vídeo gravado, dramatização… ficará a escolha do próprio aluno. O aluno uma vez sorteado, não irá novamente. (o sorteio ocorrerá na semana anterior a apresentação)

– Após as apresentações e leitura do livro, o professor deverá:

  1. Fazer debates sobre algumas histórias ou informações apresentadas em forma de instigar a leitura;
  2. Criar um Blog com fotos, textos selecionados, trabalhos, opiniões pessoais, sugestões de livros;
  3. Criar um Instagram com nome do projeto e com o subtema por turma, cada semana uma equipe ficará responsável em alimentar com posts de experiências literárias pessoais, sobre livros, comentando-os e realizando produções textuais;
  4. Os alunos, junto com o professor, escolherão alguns personagens dos livros lidos e elaborarão a produção de um livro pela turma com escrita coletiva e colaborativa.
  5. Marcar a data da “Tarde de Autógrafos” dos livros escritos por cada turma quando retornar as aulas presenciais.
  6. Divulgar no Instagram do Colégio semanalmente 3 títulos de livros infanto – juvenis

AVALIAÇÃO– A avaliação é feita através de um processo contínuo e pontualmente retomado como os possíveis requisitos avaliativos nas disciplinas da área de Linguagem com o valor de 2,0 pontos.

ENSINO MÉDIO – 1º ano ao 3º ano

RESPONSÁVEIS: Professoras de Códigos e Linguagens e Redação (Ilca, Carol e Marta)

METODOLOGIA

As professoras apresentarão o Projeto na próxima semana durante suas aulas.

  1. O projeto será apresentado através de slides/vídeos com o objetivo de mostrar aos alunos a importância da leitura na vida das pessoas;
  2. Cada aluno deverá escolher um livro do seu acervo pessoal ou da internet para ler.Tal livro deverá passar pela supervisão e aprovação das professoras.
  3. A leitura do livro se dará ao longo do mês de julho;
  4. O próprio aluno escolherá o seu ritmo de sua leitura, atentando aos prazos de atividades;
  5. Os alunos socializarão os comentários sobre sua leitura em aulas virtuais com professoras e colegas. Eles deverão apresentar de forma resumida seus respectivos livros, informando AUTOR, TÍTULO DA OBRA, MODALIDADE, DATA DE LANÇAMENTO DO LIVRO, CONTEXTO HISTÓRICO DA OBRA, TEMÁTICAS ENVOLVIDAS.
  6. Tais apresentações individuais dos livros serão feitas nas seguintes aulas:

1º ano =Ilca 20/07

2º ano = Marta 21/07

3º ano = Carol 23/07

  1. Após as apresentações sobre a leitura do livro, no dia 27/07, os alunos deverão encaminhar conteúdo para elaboração de um card para a professora responsável por sua turma, que será postado nas redes sociais do Colégio Impacto.
  2. Os alunos deverão criar esse card a partir de um layout criado pelo marketing do Colégio, contendo moldura, foto da capa do livro e um comentário sobre a obra lida, indicando-a a outros possíveis leitores.
  3. Os cards serão postados no Instagram do Colégio como DICAS DE LEITURA COM O ENSINO MÉDIO/# Impactoindica.

AVALIAÇÃO:

Redação – 5,0 pontos (atividades)

Literatura – 2,0 (atividades)

Gramática -2,0(atividades)

impactoonline.com ©2021 Todos os direitos reservados.