Projeto Impacto na Comunidade

Tema Geral

Tecnologia na contemporaneidade e seus impactos nas diversas realidades sociais.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Ciências Humanas

Introdução

No segundo trimestre o Colégio Impacto mantém a tradição de proporcionar um projeto capaz de aprofundar os conteúdos teóricos e práticos viabilizando uma aprendizagem significativa, capaz de desenvolver diversas competências e habilidades nos discentes. Sendo protagonizado pelos alunos do 1° e 2º anos do ensino médio. O trabalho é uma parceria das disciplinas de Filosofia. Sociologia, História e Geografia, visando uma interdisciplinaridade na formação do aluno como um sujeito ativo e pensante com a capacidade de compreender e transformar as diversas realidades sociais.

Justificativa

Buscando-se o significado da palavra tecnologia, tem-se que ela provém da junção dostermos gregos techne (arte) + logos (tratado). Seu equivalente em latim mais próximo é ars ouartis, ambos significando “arte”, ou ainda, a habilidade adquirida a partir de um estudo ouprática. Uma forma mais generalizada do conceito de tecnologia poderia ser : “tecnologia éum sistema através do qual a sociedade satisfaz as necessidades e desejos de seusmembros”. É uma analise complexa onde se compreende que a função de toda tecnologia é sempre gerar mais tecnologia. Mas, a grande reflexão é: como isso é capaz de transformar e caracterizar as gerações?

As sociedades e as relações entre os indivíduos estão mudando cada vez mais de forma acelerada e as novas tecnologias fazem parte desse processo. São verdadeiras revoluções na forma como os seres humanos se comportam, impactando todos os aspectos das suas vidas.ZigmuntBauman, sociólogo polonês descreve esse fenômeno como “líquido”.  A ideia da liquidez é usada para destacar o estado maleável, inconstante, dinâmico, adaptativo e mórfico do cenário social na sua versão atual. Entendendo que os avanços tecnológicos foram capazes de modificar as relações entre os sujeitos, e os sujeitos com o meio, tendo em comum à possibilidade de mudança.

O foco do projeto é aprofundar como esses avanços interferem nas transformações dos indivíduos, compreendendo que o mundo é diverso, e essa diversidade que muitas vezes configura-se como desigualdade é um desses desafios que devem ser superados a partir da lógica do desenvolvimento tecnológico, econômico, político, humano e social.

O tema se faz necessário para a bagagem intelectual crítica e reflexiva dos alunos, se afastando cada vez mais dos conhecimentos de senso comum e se aproximando das produções cientificas das ciências humanas. Cada grupo será responsável por fazer um recorte temático envolvendo as mudanças tecnológicas e os seus impactos reais na sociedade.

 

Objetivo Geral

Analisar os impactos do avanço tecnológico na sociedade contemporânea.

Objetivos Específicos

-Compreender as relações entre tecnologia e as mudanças sociais.

-Analisar a efemeridade das relações oriundas do avanço tecnológico.

– Desmistificar a ideia de acesso igualitário aos recursos tecnológicos.

– Identificar como utilizar a tecnologia nas relações entre diversidades e desigualdades.

 

Metodologia

Pesquisas em fontes confiáveis da temática geral e de cada subtema. Serão indicados autores e teorias relacionados ao projeto.

Cada grupo ficará responsável por uma temática e o aprofundamento da relação desta com a tecnologia.

1º Ano

Grupo 1 – Tecnologia e Comunicação – prof.ª laís

Grupo 2- Tecnologia e Transporte – Prof.º André

Grupo 3 – Tecnologia e Agricultura – Prof.º Luciano

2º Ano

Grupo 1 – Tecnologia e educação- prof.ª laís

Grupo 2 – Tecnologia e Saúde – Prof.º Luciano

Grupo 3 – Tecnologia e cultura– Prof.º André

 

Culminância – 07/07 ás 14 horas – Cada equipe irá apresentar seu seminário e seu documentário, podendo utilizar a criatividade com música e poesia, no tempo máximo de 20 minutos por equipe.

 

Etapas:

Pontuação –2,0 pontos para as disciplinas de Humanas.

O projeto será apresentado aos alunos no dia 09/06 às 14 horas com a presença dos professores e das turmas do 1º e 2º anos.

Divisão e sorteio dos temas.

Entrega da pesquisa 18/06

Entrega do documentário 03/07.

Professores Responsáveis:

André Luís

Laís Beldel

Luciano Moreno

impactoonline.com ©2021 Todos os direitos reservados.